quinta-feira, 9 de maio de 2013

Entendendo o MongoDB


O MongoDB é um banco de dados orientado a documentos, foi escrito na linguagem C++,  sua aplicação possui código aberto, sem esquemas e de alta performance.
Formado com por documentos da sintaxe JSON que por sua vez sua modelagem pode ser estruturada em complexas hierarquias e continuar a ser indexáveis e fáceis de buscar.
Para os desenvolvedores assim como eu acostumados com os bancos de dados relacionais se assustam ao primeiro contato com o MongoDB porque até então todo conceito estudado e conhecido desaparecem totalmente.

Entendo que é sempre importante conhecer novos paradigmas e abrir a mente para novos conhecimentos, pois o banco de dados do MongoDB é bastante diferente dos bancos de dados relacionais saindo totalmente da nossa zona de conforto.
O modelo relacional é representado por tabelas separadas por linhas e colunas, as relações das tabelas são feitas através de relacionamentos onde por mais que a análise tenha sido bem feita sempre é possível inserir mais atributos.

O MongoDB é totalmente diferente pois ele permite que qualquer tipo de dados seja salvo no banco de dados independente pois não há regras de validações rígidas.

  • Desvantagem: Nesse aspecto abordado o desenvolvedor tem que prestar atenção para base, pois todos os dados são armazenados de qualquer forma sem ter um padrão especifico.

  • Vantagem: Caso haja novos atributos você pode inserir onde necessário e não como o modelo relacional onde normalmente o desenvolvedor criava uma nova coluna na tabela relacionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário